segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Nó na garganta.


Vivemos época cada vez mais desumana. Nossos irmãos esqueceram-se que a sua inteligência deveria, em tese, humanizar cada vez mais nossas sociedades, tornando-nos aceitáveis entre nós. Os sentimentos, dos quais tanto nos vangloriamos, estão tornando-se cada vez mais obsoletos, e as pessoas só buscam o vazio. Apesar do nosso cérebro desenvolvido, agimos em desacordo quando nos tornamos tão insensatos. Destruímos nosso ambiente em prol do acumulo de capitais, não tendo em mente que nosso irmão tão próximo passa fome.
Estamos nos deixando levar cada vez mais pelo consumismo e pela vaidade, deixando de escutar nossos sábios idosos e escutando cada vez mais a essa mídia aprisionante e parcial. Perdemos nossa personalidade, deixando que a padronização e a igualdade passem a ser cada vez mais comuns e a não absorvição das mesmas resulte em exclusão e desigualdade. Reclamamos da violência, mas formamos governos que tem suas vistas voltadas apenas ao seleto grupo das elites e esquecemos de dar condições iguais de vida. Questionamos a sociedade, mas continuamos cúmplices dessa cultura altamente egoísta. Cometemos o crime de saber, mas aceitar. Os que não tem condições continuam sendo vistos apenas como marionetes políticas que servem de apoio à personalidades corruptas que terminam de destruir qualquer possibilidade de melhoria do país. Somos diariamente assaltados por um igual, assassinados pelo nosso semelhante que já não vê a esperança de melhoria da sua vida.
Somos cobrados a ser iguais, a almejar as mesmas coisas (embora por caminhos diferentes), a ter as mesmas responsabilidades que só terminam de colocar em xeque mais algumas de nossas ideologias igualitárias. Nossa vida tão superlotada de deveres nos esfria a ponto de não termos o sentimento de ajuda ao nosso próximo, por pura ganância. Por isso, precisamos de pequenas desculpas para nosso comportamento egoísta, que visam convencer mais a nós mesmos do que aos nossos interlocutores. Somos todos formadores de uma sociedade limitada, por isso cada bala de um crime é também culpa nossa. Não mais valorizamos os verdadeiros sentimentos, e somos acometidos pelo medo de não ter a responsabilidade de plantar uma relação. Estamos acostumados a maltratar, a não condizer com nossa ilimitada condição de fazer o bem. Estamos mais agressivos, mais alcoólatras, mais fumantes e entorpecidos. Estamos cada vez mais ocultos, surreais, formadores de utopias inalcançáveis. Temos a felicidade, mas viramos as costas, deixando-a partir com seu caminho retilíneo.
Esquecemos que dizer o que sentimos é importante. Esquecemos que não falar também machuca. Não temos mais uma palavra de conforto para aquele que está dormindo na rua e rezando para que alguém tenha caridade bastante para dar-lhe um prato de sopa. Esquecemos que eles também são seres humanos e que também merecem um olhar igual. Esquecemos que eles também sentem dores, que também sentem fome e que não nos custará nada mais que um pouco de tempo para confortar algumas carências. Esquecemos de valorizar quando uma pessoa gosta muito de nós, temos medo de assumir posturas de responsabilidade por um sentimento. Mas é assim, somos humanos, imperfeitos e altamente egoístas. Desejar apenas que isso mude não basta, gritar contra isso apenas não ajudará na mudança, pois uma palavra que não é seguida de uma ação é só mais uma palavra.
Rafael Loiola.

2 comentários:

º° Bibian °º disse...

"Somos quem podemos ser" e não fazemos mais nada para tentar ser além do que ja somos.

;)

ótimo texto!

Rodrigo Azevedo disse...

realmente...
ontem eu estive pensando durante a aula de filosofia na faculdade, "se o homem não tivesse criado o dinheiro, seria a mesma historia?"
isso porque antes, as pessoas vibiam a base da troca, trocava o que produzia, mas para não precisar levar peso pro lado e pro outro, criaram o dinheiro para "trocar" pelos alimentos e tal...
acho que nem precisava eu ter dito isso que acho que você já sabia
:P
mas sim, com isso o homem se tornou cada vez mais um bicho capitalista, perdendo a alma pura para ser um mostro dele mesmo, para poder ter mais e ser melhor que os outros, matando, escravizando, humilhando...
que hoje em dia, o próprio planeta já esta virando contra nós, já que nós não vivemos com e por "ele", botar a culpa em "Deus" pelas enchentes, furacões é injusto, porque não foi "ele" que desmatou, poluio, sacrificou e escravizou outros animais pensando no lucro, e hoje, as pessoas e governantes se dizem "preocupados" com o planeta, dizem que querem e vão mudar mas ninguém faz nada, ficam de braços cruzados vendo a vida passar na TV...
uma coisa eu tenho certeza, não há um governante que esteja em Brasília ou na prefeitura por e para nós, estão lá por eles próprios, o povo que se F... mesmo que agente faça protestos, paceatas, pare todo o país, eles nunca farão nada por nós, depois de cada escândalo feito por eles, passa um mês no máximo, o povo esquece com a ajuda da TV.
é isso!
:/
beijos